(61) 99974-4758
contato@onasilva.com

Publicações

Cerca de mil profissionais de saúde participam de sessão solene na CLDF em comemoração a 80ª Semana da Enfermagem

Cerca de mil profissionais de saúde participam de sessão solene na CLDF em comemoração a 80ª Semana da Enfermagem

83
 
 
 
 

Desfile de roupa de época, lançamento de livro e muita emoção fez parte das homenagens aos auxiliares, técnicos e enfermeiros do DF

Por Kleber Karpov

Na noite de segunda-feira (20), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), presidiu a sessão solene da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para comemorar a 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, em homenagem aos auxiliares e técnicos em enfermagem e os enfermeiros do DF. Realizada no auditório da Casa, cerca de 1.000 profissionais de saúde, participaram do evento.

Dentre as homenagens, um desfile de vestimenta, de época, da enfermagem; entrega de títulos de cidadãos honorários, ao presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), João Cardoso da Silva, e a enfermeira aposentada e escritora, Onã Silva; o lançamento do livro ‘De borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro’, biografia autorizada do deputado Jorge Vianna, de autoria de Onã da Silva Apolinário, além de entrega de certificados a cerca de 500 profissionais de saúde.

Sessão solene

Na ocasião, Vianna fez um breve relato da trajetória pessoal, da chegada ao DF, a atuação profissional, até chegar a enfermagem, que o alçou a vaga de distrital, na CLDF, pelas lutas travadas em defesa dos profissionais de saúde do DF. O parlamentar se disse emocionado por presidir a sessão solene.

Nunca pensei que um dia estaria aqui, presidindo uma sessão como esta. Estou emocionado em ver tantas pessoas que acreditam que a enfermagem pode mudar a vida das pessoas. A saúde é o bem mais precioso, o qual requer cuidados diários para sua manutenção, sendo necessária para obtenção de qualidade de vida”, disse.

Homenageados

Após receber o título de cidadão honorário, João Cardoso, falou sobre a trajetória de vida no DF e a atuação em defensa da enfermagem no DF e em todo país. Cardoso lembrou que o Sindate-DF foi a primeira entidade sindical, a obter a carta sindical no país. “Não fomos os primeiros a pedir o registro, mas fomos os primeiros a conseguir”, disse ao lembrar que a entidade atua, junto a outras entidades classistas para que atuem de forma unida. “Nós queremos defender a enfermagem brasileira, inclusive reduzindo a carga horária de 44 horas semanais para 20 horas no setor público e para 30 na rede privada.”, disse.

Onã Silva, por sua vez, declarou, além do amor, a plena confiança nos profissionais de enfermagem. Isso ao ponderar que, embora estivesse presente na sessão solene, para lançar o livro biográfico e receber o título de cidadã honorária de Brasília, no mesmo instante, o filho estava internado em um hospital, recebendo os cuidados de enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem.

Mesa

Além de Vianna, na condição de presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF, a mesa da sessão solene foi composta pela , deputada distrital, Arlete Sampaio (PT), o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Sérgio Luiz da Costa, o diretor de Enfermagem da SES-DF, Luiz Antônio Roriz de Buenos, o gerente do Atendimento pré-Hospitalar Móvel do Serviço de Atendimento Móvel do DF (SAMU-DF), Paulo Roberto de Oliveira Almeida; os presidentes da União Geral dos Trabalhadores –DF (UGT-DF), Newton Cleiton Batista, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-DF), Rosalina Aratani Sudo, do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Marcos Wesley de Sousa Feitosa, da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia Ipê), Onã Silva, do Sindate-DF, João Cardoso, do Sindicato dos Enfermeiros do DF (Sindenfermeiro-DF), Dayse Amarílio, a representante dos trabalhadores dos hospitais privados do DF e a Gerente de Enfermagem do Hospital Santa Lúcia, enfermeira Maria Elenita Soares da Silva.

Confira as fotos

Wilter Moreira Photography

 

Acompanhe na íntegra

Cerca de mil profissionais de saúde participam de sessão solene na CLDF em comemoração a 80ª Semana da Enfermagem

 

Compartilhe   

Escrito por

Formada em Enfermagem (Universidade Católica de Goiás) e Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Morais, Brasília), Especialista em Saúde Pública (UnB), Mestre em Educação (Universidade Católica de Brasília) e Doutora (Universidade de Brasília-UnB). Exerce, além da profissão de enfermeira, a educação em saúde, envolvendo a cultura e outros saberes, sendo facilitadora de oficinas/palestras nas áreas de criatividade, teatro, dinâmicas, atividades lúdicas, arteterapia e outros temas.

Comments 0

Deixe uma resposta