(61) 99974-4758
contato@onasilva.com

Publicações

Memorial do TJDFT abre visitação a quadros-poemas sobre enfermagem

Enfermagem1.pngO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu na tarde desta segunda-feira, 21/10, a exposição de quadro-poemas “Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar”, com trabalhos da poetisa e enfermeira Onã Silva.

A artista é graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Goiás e, em artes cênicas, pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais. Também é especialista em saúde pública pela Universidade de Brasília e tem pós-doutorado na Unirio. Entre seus trabalhos, atuou como enfermeira em diversas instituições de saúde do Distrito Federal, ofício que a inspirou na composição dos poemas que integram a mostra em exposição. Atualmente, autora continua a trabalhar na área de enfermagem e, também, na de educação em saúde e cultura, como facilitadora de oficinas/palestras nas áreas de criatividade, dinâmicas, atividades lúdicas e outros temas.

Como escritora, desde 1984, produziu poesias, poemas, contos, romances, crônicas, peças de teatro, resenhas e artigos científicos. Foi a primeira autora a contar a história da enfermagem em formato de cordel. “As poesias são, também, uma forma de cuidar das pessoas, como fazemos na enfermagem”, diz ela.

Enfermagem-Memorial.pngOs trabalhos expostos no TJDFT trazem a mistura da arte visual com a literária, divididos em 20 quadros com ilustrações, fotos e poemas relacionados à enfermagem e cuidados com a saúde e o bem-estar. Presente na abertura da exposição, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, a desembargadora Sandra De Santis elogiou as obras, em especial as três que foram doadas para o acervo deste Tribunal. Uma delas, intitulada Acesso Negado, faz referência às dificuldades de acessibilidade pelas quais passam diariamente pessoas portadoras de alguma necessidade especial.

Aberta ao público até o dia 8/11, a mostra pode ser visitada no espaço cultural do Tribunal, localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília, com entrada franca.

 Nosso Museu

Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do TJDFT, cargo ocupado atualmente pela desembargadora Sandra De Santis.

Fotos: Vinicius Loures – NBastian/Divulgação TJDFT

https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2019/outubro/memorial-abre-visitacao-a-quadros-poemas-sobre-enfermagem

 

Compartilhe   

Escrito por

Formada em Enfermagem (Universidade Católica de Goiás) e Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Morais, Brasília), Especialista em Saúde Pública (UnB), Mestre em Educação (Universidade Católica de Brasília) e Doutora (Universidade de Brasília-UnB). Exerce, além da profissão de enfermeira, a educação em saúde, envolvendo a cultura e outros saberes, sendo facilitadora de oficinas/palestras nas áreas de criatividade, teatro, dinâmicas, atividades lúdicas, arteterapia e outros temas.

Comments 0

Deixe uma resposta