(61) 99974-4758
cordeldotrabalhador@gmail.com

Publicações

POETISA DO CUIDAR CHEGA COM NOVOS CORDÉIS FANTÁSTICOS

05.08.2019

POETISA DO CUIDAR CHEGA COM NOVOS CORDÉIS FANTÁSTICOS

CAPA LIVRO VIAGEM EM CORDEL HISTORIA ENF OnãSilva 1024x668 POETISA DO CUIDAR CHEGA COM NOVOS CORDÉIS FANTÁSTICOS

Escritora Onã Silva apresentará, em agosto, a obra A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem

“Neste cordel amostrou /Com a história na viagem / Derne início do cuidar / Da leiga enfermagem / Depois surge a profissão / Com a nova abordagem” (verso de cordel de Onã Silva, extraído do livro A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem). Enfermeira, cordelista, escritora, atriz, artista plástica, figurinista e poetisa do cuidar de rima forte, a goiana Onã Silva é arretada nos versos e trocadilhos em nordestinês, linguagem que herdou da sua família nordestina. A artista, radicada no Distrito Federal, já lançou incontáveis obras literárias, que englobam o universo dos leitores: pequenos, adolescentes, adultos e a terceira idade.

Agora, ela se prepara para cativar o público com seus cuidares e versos fortes. Nas páginas do livro, o leitor terá direito a uma viagem fantástica em cordel, na qual a autora contará muitas histórias sobre enfermagem. Onã irá lançar o livro A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem no dia 9 de agosto, sexta-feira, às 16h, no COFEn (Conselho Federal de Enfermagem), Espaço Dr. Elioenai Dornelles Alves (304 Norte). No local, a artista Onã Silva também apresentará ao público sua exposição de quadros-poemas “Enfermagem: A mais Bela Poesia do Cuidar”. O livro também será lançado no dia 15 de agosto, quinta-feira, às 18h, no Ernesto Cafés Especiais (115 Sul). Já no dia 20 do mês, terça-feira, ela segue para o Restaurante Carpe Diem (104 Sul). Por lá, o livro será lançado às 19h.O lançamento do livro é um evento livre para todos os públicos. Valor da obra literária: R$ 30.

A Viagem Fantástica em Cordel Pela História da Enfermagem é um livro apresentado em 304 páginas, em versos de cordel e rimas arretadas que perpassam pela  história da enfermagem, das profissões e suas personalidades – desde os tempos primórdios até a atualidade. Como diferencial, o livro aborda práticas do cuidar e destaca personalidades da enfermagem brasileira e de outros países. “A profissão da enfermagem conta com histórias fantásticas que poderão ser vistas no livro. E teremos ainda cordéis em espanhol e uma diagramação exclusiva”, destaca e adianta Onã.

No total, o livro é composto por sete capítulos sobre a viagem fantástica pela história da enfermagem. E os leitores vão passear de forma leve e inusitada para conhecer as práticas do cuidar, suas conquistas, dentre outros assuntos.  A opção pela literatura de cordel não é à toa. Além de ser reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 19 de setembro de 2018, como patrimônio cultural imaterial do Brasil, essa literatura atrai a poetisa do cuidar, que tem sua raiz familiar, sangue e pé no Nordeste. “Eu amo escrever, ler, publicar e divulgar a literatura de cordel porque ela é uma linguagem popular, sonora, criativa que permite criar, divulgar e dialogar saberes, além de conquistar um público significativo. E são escassas as literaturas de cordel sobre as histórias de enfermagem”, pontua Silva.

Além de lançar o livro, como enfermeira-cordelista, ela apresenta uma mensagem de saúde, visando conscientizar as pessoas sobre o ato de cuidar.

“Apresento no livro uma visão do cuidar de forma cultural, utilizando a literatura de cordel, conforme as políticas públicas vigentes, que associam a prevenção, educação e cuidados à saúde relacionados aos aspectos culturais”, explica.

A publicação do livro A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC).

Letras da Poetisa do Cuidar

Ela vale-se da arte, das suas letrinhas criativas e da sua experiência integral – enfermagem, saúde pública, cultura – para interagir com o público de todas as idades, promovendo assim o acesso cuidar.

A escritora conhecida como Onã Silva, A Poetisa do Cuidar, é enfermeira, cordelista, agente literária, Presidente da Academia IPÊ e membro de academias literárias. Ainda, pesquisadora do Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem (Lacuiden) e do Centro de Memória do Curso de Enfermagem da UnB, filiada à Academia Brasileira de História de Enfermagem (ABRADHENF). Suas obras, incontáveis, englobam diversos gêneros literários (poesia, romance, quadrinhos, contos, literatura infantil, dentre outros), versando sobre temas distintos. Sobre a enfermagem em cordel, Silva idealizou o projeto visando desenvolver pesquisas sobre tal literatura, publicando, em 2012, o livro Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel. Conduzida nesse pensar, a partir de 2013 a autora-pesquisadora continuou com a  Série Histórias da Enfermagem em Cordel. Em 2014, ela criou cordéis inspirados nas histórias de vida dos professores-doutores Almerinda Moreira, Fernando Porto, Osnir Claudiano, Wellington Mendonça de Amorim. Doravante, de 2015 a 2017, a cordelista ampliou sua pesquisa, de acordo com eixos temáticos,  criando novos cordéis. Posteriormente, apresentou ao FAC/SECEC o projeto A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem, contendo várias histórias da profissão e profissionais. Quanto à narrativa cordelizada no livro, a autora fez as seguintes subdivisões em capítulos: Introdução – Viagem ao início da história da prática de enfermagem; Histórias fantásticas de uma enfermeira guerreira; Histórias fantásticas das enfermeiras pioneiras; Histórias fantásticas das enfermeiras teóricas; Histórias fantásticas de enfermeiras e enfermeiros da atualidade; Histórias fantásticas dos pesquisadores que pesquisam história de enfermagem; Histórias fantásticas de enfermeiros que deixaram saudade em nossos corações; Histórias fantásticas do projeto e da série Histórias da enfermagem em cordel; Breve história da cordelista: Onã Silva, a enfermeira-artista; Referências.

Onã tem ainda desenvolvido trabalhos na arte da modelagem, criando e estilizando roupas, figurinos e acessórios inspirados em seus livros. Silva tem ainda exposto seu potencial artístico na linguagem visual, por meio da criação e da produção da exposição de quadros-poemas. As poesias que ilustram os quadros são extraídas das obras de sua autoria. Em 2018, ela lançou a Exposição de Quadros-Poemas “Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar”, que foi apresentada em vários espaços culturais do DF e de São Paulo.

OBRAS PUBLICADAS DE AUTORIA DE ONÃ SILVA:

  • “…Mas a alegria vem pela manhã” (poesia)
  • O Sol da Justiça (poesia)
  • A Quadradinha de Gude (novela infantil)
  • Miriã, uma Enfermeira Bambambã (romance)
  • A Derrota de Penina (romance)
  • Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel (cordel)
  • Anjinho Minho… Mãezinha Minha (infantil)
  • Mundo-Bola (infantil)
  • Enfermagem, Simbora! Vamos lutar pelas 30 horas (livreto de cordel)
  • Bote fé no sindicato, ele tem atitude é fato! (livreto de cordel)
  • Federação Nacional põe o bloco da Enfermagem pra lutar na capital (livreto de cordel)
  • Solange Caetano: tem coragem no nome e enfermagem no sobrenome (cordel)
  • Voa Balão! Voa Imaginação! (infantil)
  • Poesia nas lentes do monóculo: meus pais (poesia)
  • Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô (cordel)
  • Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery (quadrinhos)
  • Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesia (poesia)
  • Sai pra lá com essa OS, a saúde do povo agradece (livreto de cordel)
  • Cuidar e rimar é só começar (cordel)
  • A casinha de Clarinha (infantil)
  • Só conto pra você (conto)
  • Que cordelim lindim! (cordel infantil)
  • Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro

OBRAS COLETIVAS COM ONÃ SILVA PUBLICADAS:

  • Outros Poemas (poesia)
  • Brasília: Vida em Poesia (poesia)
  • Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos – Série Safira (poesias, contos)
  • 3ª Coletânea Poética do Guará (poesia)
  • A Literatura das Mulheres da Floresta (poesia)
  • Ludicidade e suas interfaces (artigos)
  • Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar (poesia)- Vol 1
  • Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar (poesia) – Vol 2
  • A Arte de Ser Mulher: Poesia feminina (poesia)

Serviço:

Lançamento da obra A Viagem Fantástica em Cordel Pela História da Enfermagem, por Onã Silva, a Poetisa do Cuidar e Exposição de Quadros- Poemas “Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar”

Data: 9 de agosto, sexta-feira

Horário: 16h

Local: COFEn (Conselho Federal de Enfermagem), Espaço Dr. Elioenai Dornelles Alves (304 Norte)

Data: 15 de agosto, quinta-feira

Local: Ernesto Café Especiais (115 Sul)

Horário: 18h

Data: 20 de agosto, terça-feira

Horário: 19h

Local: Carpe Diem (104 Sul)

Valor da obra literária: R$ 30

Informações: onatil.silva2@gmail.com  e em https://www.facebook.com/pg/seriehistoriasdaenfermagememcordel/

Livre para todos os públicos

POETISA DO CUIDAR CHEGA COM NOVOS CORDÉIS FANTÁSTICOS

Compartilhe   

Escrito por

Formada em Enfermagem (Universidade Católica de Goiás) e Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Morais, Brasília), Especialista em Saúde Pública (UnB), Mestre em Educação (Universidade Católica de Brasília) e Doutora (Universidade de Brasília-UnB). Exerce, além da profissão de enfermeira, a educação em saúde, envolvendo a cultura e outros saberes, sendo facilitadora de oficinas/palestras nas áreas de criatividade, teatro, dinâmicas, atividades lúdicas, arteterapia e outros temas.

Comments 0

Deixe uma resposta