“Aperte o cinto da imaginação, ou solte, como preferir”, disse a contadora de histórias Niedja Genari à plateia de cerca de cem crianças de escolas–classe do Plano Piloto, Sobradinho e Santa Maria durante a abertura da 4ª edição da Feira do Livro da Câmara Legislativa na manhã da terça-feira (7) no foyer do plenário. Na apresentação, Genari, que é contadora de histórias no DF há quase vinte anos, narrou a história do livro.
Durante a feira, que acontece de hoje a quinta-feira (9), serão distribuídos mil exemplares de gibis da Mala do Livro às crianças. Os participantes receberão ainda vales-livro para efetuar a troca por livros de escritores e poetas do DF. O deputado Raimundo Ribeiro (MDB) frisou que o objetivo da feira é apoiar a literatura local e a formação de novos leitores. O parlamentar propôs levar a feira às cidades do DF e sugeriu aos professores da Escola-Classe 15 de Sobradinho, presentes na abertura, a realização da feira do livro no teatro de Sobradinho, recém reformado.
Hans Christian Andersen – A chefe da biblioteca da Casa, Cleide Soares, destacou a qualidade da literatura produzida na cidade e citou que o único brasileiro que recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante do mundo dedicado à literatura infanto-juvenil, foi o brasiliense Roger Mello. O ilustrador brasiliense, premiado em 2014, vai participar das atividades literárias da feira. “Precisamos incentivar a adoção de obras de autores locais nas escolas do DF”, defendeu Soares, ao lembrar que a biblioteca da Casa, aberta ao público, conta com acervo nesse sentido.
Literatura inclusiva – A Academia Inclusiva de Autores Brasilienses (AIAB), criada há 23 anos por membros da Biblioteca Braille Dorina Nowill, também esteve presente no primeiro dia (7) da feira. A instituição, que nasceu com a proposta de incluir o cego na sociedade, tem consolidado seu trabalho em Brasília enfatizando “a vida após a cegueira”, de acordo com a fundadora Noeme Rocha. A atual presidente da AIAB, Dinorá Cançado, destacou que o trabalho da Academia é embasado nos 3 I’s: Itinerante, Internacional e Inclusivo.
Quadros-Poema – Ainda como parte da cerimônia de abertura, foi inaugurada hoje (7) a exposição de quadros-poema de Onã Silva, conhecida como poetisa do cuidar. A enfermeira, autora de obras como “Histórias da Enfermagem no Universo do Cordel” (Thesaurus, 2013), apresenta suas obras em poemas que retratam o universo dos cuidados. A exposição fica no foyer do plenário até o final deste mês.
Sarau literário – Entre as atividades literárias desta terça-feira, acontece, a partir de 17h 30, o Sarau das Águas da Academia de Letras de Águas Lindas. Além dos saraus literários e contação de histórias, a programação da feira abrange encontro de escritores, lançamento de obras, palestras com autores e integrantes de movimentos literários.
http://unale.org.br/novo/cldf-contacao-de-historias-abre-feira-do-livro/