Esta entrevista está publicada originalmente no endereço abaixo
http://www.seepe.org.br/index.php?categoria=noticias_principais_02&codigo_noticia=15072016125344
Onã Silva lança série de histórias da enfermagem em quadrinhos
A enfermeira e escritora, Onã Silva, lança neste domingo, 17/07, na 32ª Feira do Livro de Brasília/DF, o livro em quadrinhos “Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery”. O material inédito foi produzido com o propósito de apresentar as biografias de personalidades marcantes que influenciaram a enfermagem e a sociedade.
Na edição que será lançada neste domingo, Onã Silva conta a história de Florence Nightingale e Anna Nery, “duas enfermeiras merecedoras do adjetivo “grande” porque modificaram conceitos, romperam preconceitos e realizaram cuidados à saúde, em épocas e cenários adversos”, conta Onã Silva.
O lançamento do livro será às 17h, na mesa 5, que fica na Ala Sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF.
A assessoria de comunicação do SEEPE entrevistou Onã Silva, que pôde falar um pouco mais sobre esse brilhante trabalho. Para a presidente do SEEPE, Berenice Garcês, a escritora é muito querida em Pernambuco e em todo Brasil pela forma como conta a história da enfermagem.
Confira abaixo a entrevista:
Onã Silva – A Poetisa do Cuidar é escritora, filiada a diversas academias literárias e Presidente da Academia IPÊ (Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem). Graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, Especialista em Saúde Pública, Mestre em Educação e Doutora. Escreve os seguintes gêneros literários: poesia, romance, crônica, dramaturgia, novela, contos e outros gêneros. Algumas obras publicadas: A Quadradinha de Gude; Miriã, uma Enfermeira Bambambã; A Derrota de Penina, Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel, Solange Caetano: tem coragem no nome e enfermagem no sobrenome; Enfermagem com Poesia, Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô, Poesia nas lentes do monóculo: meus pais, Voa Balão… Voa Imaginação… e outras.
Como surgiu a ideia de fazer uma série de histórias da enfermagem em quadrinhos?
Desde a época que eu cursava graduação em enfermagem que fiquei encantada com a definição “A enfermagem é arte” e suas variantes “a arte da enfermagem”, “a arte do cuidar”, dentre outras. Comecei a construir a minha história profissional envolvida com arte, inovação e criatividade. Entrei na cultura cuidativa e tenho me preparado para cuidar, pesquisar e produzir ciência da enfermagem nesta direção. Para tanto, investi na formação em áreas interdisciplinares relacionadas à arte, bem como no mestrado e doutorado incluindo a criatividade nos objetos de estudos. Quanto a ideia de escrever histórias da enfermagem em quadrinhos, faz parte dos projetos de pesquisa e criação que desenvolvo há algum tempo, visando interfaciar as áreas enfermagem, cultura e arte.
Que público pretende atingir?
Digo assim: esta obra destina-se ao público leitor. O que significa que todos podem apreciar a obra e estão incluídos como leitores: tanto os profissionais de enfermagem, quanto de outras áreas do saber e sociedade em geral.
O livro foi idealizado como bem cultural importante para vários contextos e públicos, pois é uma literatura, no gênero quadrinhos, que possui um poder de atrair diversos leitores pela ludicidade, criatividade, humor e o lado educativo. Ou seja, é um livro democrático com a finalidade de dar visibilidade às histórias da enfermagem, tornando um bem cultural sobre a profissão, acessível ao público leitor.
É o seu primeiro projeto desse tipo?
Tenho uma experiência em projetos desta natureza. Sou uma pesquisadora, escritora e idealizadora de alguns projetos na linha de pesquisa do conhecimento estético – criatividade, ludicidade, cuidar sensível, expressividades – principalmente voltados ao tema história da enfermagem. Posso relatar alguns projetos autorais, produzidos e publicados sobre arte de enfermagem, tais como: peças de teatro, vídeos, literaturas em alguns gêneros (romance, contos, infantil e infantojuvenil), Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar e o projeto de inovação chamado Histórias da enfermagem no universo de cordel – que fui premiada com o título de recordista pelo RankBrasil Recordes.
Fale mais sobre o projeto “Grandes enfermeiras”?
Grandes Enfermeiras é o primeiro livro que integra a Série Histórias da Enfermagem em Quadrinhos, obra inovadora, idealizada e produzida para apresentar as biografias de personalidades marcantes que influenciaram a profissão e a sociedade, pelos cuidados à saúde realizados em culturas e tempos distintos. Foi realizado um trabalho amplo de pesquisa: tanto das próprias histórias quanto da linguagem de quadrinhos e criatividade. O trabalho de criação e arte em quadrinhos de Grandes Enfermeiras é da artista plástica Verônica Saiki.
Fale sobre a escolha das homenageadas (Florence Nightingale e Anna Nery)?
Neste primeiro número da Série, as Grandes Enfermeiras cujas histórias são contadas em quadrinhos são Florence Nightingale e Anna Nery. Duas mulheres, duas enfermeiras que em minha opinião são merecedoras do adjetivo “grande” porque modificaram conceitos, romperam preconceitos e realizaram cuidados à saúde, em épocas e cenários adversos. Minha nova homenagem à elas é pelo fato de que a história das mesmas me inspiram e são inspiradoras para cuidar com arte. Essas Grandes Enfermeiras, antes deste livro de quadrinhos, me inspiraram a escrever romance e cordéis.
Para você, qual a importância de abordar a enfermagem de forma lúdica (através de livros, contos, poesias, etc)?
A importância é enfatizar que a essência da enfermagem é arte. Se a profissão origina-se da estética, os profissionais do cuidar possuem características criativas. Refleti, discuti e apresentei algumas considerações neste sentido na tese de doutorado intitulada “As ondas revitalizadoras da criatividade no ensino superior de Enfermagem – estudo comparativo e multifatorial do perfil criativo dos atores educacionais”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB). Publicações sobre enfermagem, geradas no cuidar sensível, oportunizam a atenção à saúde integral, humanizada e humanística; além de estimular a criatividade, promover educação em saúde e desenvolver habilidades e atitudes dos profissionais e usuários do sistema de saúde. Projetos assim para a enfermagem, além de inovadores, são geradores de acessibilidade cultural e contribuem para visibilidade social da enfermagem.
Como as pessoas interessadas poderão comprar ou ter acesso ao trabalho?
Teremos grande alegria em atender aos leitores interessados no livro e acesso ao meu trabalho. Os pedidos do livro podem ser realizados das seguintes formas: e-mail – hist.enf.quadrinhos@gmail.com; celular com whatsApp (61) 99974-4758; Site www.onasilva.com.br; https://www.facebook.com/cuidartelivros.